Skip to main content
Caipirinha

Caipi “o que”? – Conheça a história e as variações de um dos drinks mais icônicos do Brasil

Ela é o drink mais famoso da nossa cultura.

A caipirinha é com certeza o drinque mais difundido na cultura nacional, passando pela versão tradicional (feita com cachaça) e chegando a variações com diversos outros destilados.

A cada variação criada, os nossos “inventores” criativos foram denominando suas variações para diferenciar da caipirinha tradicional.

Algumas versões realmente caíram no gosto popular e muitas vezes confundem até os mais experientes, mas fique calmo depois deste texto você nunca mais ficará com “cara de paisagem” quando ouvir alguém falar caipiríssima, caipisaquê ou outros:

Caipiríssima

A caipiríssima é a versão mais leve e ligeiramente mais refrescante da caipirinha onde a cachaça é substituída pelo rum, a bebida é também utilizada em drinques como Mojito e Pinã Colada. Dessa forma, pelo destilado ter um gosto menos suave, acentua-se o paladar da fruta e do açúcar, sendo uma excelente opção pra quem tem paladar mais apurado.

Los consejos: Uma das variações mais interessantes da caipiríssima é a combinação de morango com abacaxi que aqui na Los Bartenders nós denominamos de caribenha, acredite fica uma delicia

Caipirosca

Você pode achar que não conhece essa versão, mas provavelmente já provou. A caipiroska nada mais é que a caipivodka tradicional, que em algumas regiões do Brasil recebeu essa denominação. O uso da vodka democratiza ainda mais o drinque, já que nem todo mundo aprecia o sabor característico da cachaça e a bebida russa por ser um destilado mais neutro amplia ainda mais o consumo das caipirinhas.

Los consejos: Se você não gosta muito de sentir o sabor do destilado na bebida a melhor indicação pra você com certeza é a caipiroska.

Caipisaquê

Feita com o destilado do arroz o sakê é uma alternativa para paladares mais sensíveis. Muito provavelmente por isso a Caipisakê, costuma ser mais pedida por mulheres e é servida mais em estabelecimentos comerciais que produzida em residências, por ainda não haver tantas opções de saquê nos mercados brasileiros.

Los consejos: Não deixe de provar a caipisakê de melancia a suavidade do Sakê é a perfeita combinação com a doçura e recrescência da melancia.

A tradicional e clássica caipirinha

A caipirinha tradicional é feita com cachaça, limão-taiti não descascado, açúcar e gelo.

Há muitas histórias sobre sua origem, porém em todas é de consenso de que a caipirinha foi inventada no interior do estado de São Paulo, sendo precisada na cidade de Piracicaba.

A história da caipirinha começa por volta de 1918, no interior do estado de São Paulo. Nela, a caipirinha como conhecemos hoje teria sido criada a partir de uma receita popular feita com limão, alho e mel, indicada para os doentes da gripe espanhola. Como era bastante comum colocar um pouquinho de álcool em todo remédio caseiro, a fim de acelerar o efeito terapêutico, a cachaça era sempre usada. “Até que um dia alguém resolveu tirar o alho e o mel. Depois, acrescentaram umas colheres de açúcar para adoçar a bebida. O gelo veio em seguida, para espantar o calor”, explica Carlos Lima, diretor-executivo do Ibrac (Instituto Brasileiro da Cachaça).

E assim surgiu este “santo remédio”!

Depois de conhecer a história vamos a receita?

Para uma caipirinha clássica utilizamos 01 limão grande cortado em 06 gomos macerados junto com 02 colheres pequenas de açúcar. O ideal após macerar a fruta é acrescentar o gelo para que haja um melhor encaixe da bebida na coqueteleira. Sendo certo em ultimo lugar a cachaça (60 ml), que entra na coqueteleira já em processo de resfriamento pelo gelo.
Depois de colocar todos os ingredientes na coqueteleira é só bater vigorosamente e servir de preferência em um copo on the rocks.

Los consejos: O alho realmente não se encaixava muito bem na caipirinha mas o mel é um belo condimento que pode ser colocado na borda do copo e contrasta muito bem com a acidez do limão.

Essas são algumas variações mais conhecidas do drinque mais famoso do Brasil, talvez a caipirinha tenha sido tão difundida justamente pela sua capacidade de aceitação de diferentes ingredientes, tanto nas frutas quanto nos destilados.

Nos eventos que fazemos, a caipirinha é um dos drinks mais pedidos e com razão, o drink faz parte de nossa cultura e de nossa história, preparamos esse drink com o tempero nacional embutido em nosso DNA cultural.

E Agora? Agora a gente bebe uma!

Precisando de uma equipe de barman para festas e eventos em São Paulo já sabe em quem confiar é só chamar a Los Bartenders!

Continue acompanhando nosso blog, que mostra os segredos de fazer uma festa memorável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *