Skip to main content
erros comuns de fornecedores

05 erros comuns que fornecedores para eventos cometem e como evitá-los

Provavelmente você já conheceu ou já ouviu alguém dizer que contratou um serviço para o dia do casamento e no dia ninguém apareceu, ou apareceu e o serviço entregue era péssimo, correto?

No mercado de eventos existem milhares de fornecedores para um mesmo tipo serviço e estes fornecedores vão desde aqueles extremamente caros (e nem sempre o serviço é condizente com o valor), até aqueles extremamente baratos e muito, mas muito duvidosos.

O evento perfeito (casamento, debutante, aniversário…) deve ter um custo x benefício de acordo com o orçamento e perfil do cliente, e justamente por isso as melhores empresas do mercado trabalham com pacotes customizados para atender as expectativas e necessidades dos clientes.

Reparem que eu disse “expectativas e necessidades dos clientes.” Sim galera, algumas necessidades dos clientes muitas vezes nem ele mesmo sabe que precisa, afinal de contas não é todo dia que nosso cliente organiza um evento realmente grandioso como um casamento, festa de debutante, formatura entre outros…

Justamente por isso nós da los bartenders elaboramos este pequeno texto para auxiliar vocês nesse momento tão importante de suas vidas com 05 erros extremamente comuns que podem ser facilmente evitados no seu grande dia. Vamos lá?

 

erros comuns de fornecedores para eventos 2

Primeiro erro: Contratei um serviço e o fornecedor furou no dia do meu evento!

 

Você pode até pensar que este erro não foi seu (e em alguns casos realmente não é), mas este erro recorrente acontece muitas vezes por negligência do contratante do serviço, por exemplo:

Você analisou o perfil do fornecedor antes de fechar o negócio?

Se sim, em quais locais você procurou a procedência deste fornecedor?

Com a internet existem milhares de maneiras para se pesquisar a qualidade e procedência de uma empresa, as principais ferramentas são as redes sociais (facebook, instagram, twiter…), o site do reclame aqui também é uma ótima ferramenta além do bom e velho Google.

Lembre-se, vale muito mais a pena pesquisar uns 15 minutos a procedência de um fornecedor do que perder dias e dias de planejamento do seu evento com um fornecedor ruim.

Outra dica é fuja dos improvisos! Vários aventureiros que não possuem know how na realização de eventos tentam entrar no mercado oferecendo serviços de mão de obra, seja com buffet, bartender e até decoração… estes profissionais costumam cobrar um valor muito abaixo do mercado, mas lembre-se, serviço bom tem um preço justo.

As grandes empresas tendem a cobrar mais caro devido á sua estrutura e sua reputação (ou seja essas empresas não vão te deixar na mão), além de costumeiramente terem um plano “B”.

Por exemplo: E se o veículo daquele freelance que você contratou quebrar no meio do caminho ou ele sofrer um acidente, ele terá alguém para cobri-lo no dia?

Isso é algo para se pensar ou não é?

 

erros comuns de fornecedores 3

Segundo erro: O fornecedor apareceu no dia do evento, mas o serviço era péssimo!

 

Antes de falarmos deste tema lembre-se de dois pontos:

1º Desconfie de serviços extremamente baratos, um bom fornecedor sempre vai cobrar um preço justo (produtos de qualidade tendem a ser mais caros);

2º Preço alto não é sinônimo de qualidade;

Isto posto, antes de fechar quaisquer serviços exija uma degustação (casos de buffet, bartenders, bem casados, fornecedor de doces…) e no caso do espaço solicite uma visita ao local durante o funcionamento (assim você consegue verificar a acústica, ventilação, iluminação e se o layout no local é adequado para atender a quantidade de convidados informada);

Isto serve inclusive para aquelas empresas maiores, lembre-se preço alto não é sinônimo de qualidade.

 

erros comuns de fornecedores 4

Terceiro erro: O evento começou e os fornecedores ainda não terminaram a montagem das suas praças de trabalho!

Este é um problema que acontece com muita frequência em diversos tipos de eventos. A primeira dica para evitar este problema é novamente, pesquisar muito antes de fechar um serviço (de novo a pesquisa de qualidade).

Outra dica muito importante é verificar no espaço de eventos á partir de qual horário será liberado para montagem, acreditem nós já realizamos eventos onde o salão só liberava para a montagem DUAS HORAS antes do evento, imagine o caos para realizar a montagem (no caso do DJ além da montagem existem vários testes de som á serem realizados). O ideal é que o espaço locado já esteja disponível para montagem a partir do horário da manhã, desta maneira os fornecedores podem montar suas praças de trabalho com calma e garantir que esteja tudo perfeito antes do inicio do evento.

Outra dica muito importante é definir um horário limite (dead line) para a montagem dos fornecedores se possível contrate um assessor para auxiliar na organização do evento e preparação do cronograma da festa.

 

erros comuns de fornecedores 5

Quarto erro: Os equipamentos do fornecedor não funcionam!

 

Esse é um erro clássico principalmente para os fornecedores que utilizam equipamentos eletrônicos, o ideal para evitar este erro é promover uma visita técnica para que o locatário do espaço de eventos e os fornecedores troquem as informações técnicas necessárias antes do dia do evento.

 

erros comuns de fornecedores 6

Quinto erro: Imprevistos por causa do clima

 

Eventos ao ar livre estão cada vez mais em alta e cá entre nós quando bem planejados ficam lindos e é uma delicia para curtir, mas, lembre-se sempre de contar com um plano “B” todos fornecedores devem preferencialmente ficar em locais com cobertura ou ter uma segunda estação de trabalho coberta. Afinal de contas ninguém pode controlar o clima e em se tratando de São Paulo aquele belo sol de verão pode se transformar em uma tempestade em questão de minutos.

E ai gostaram das dicas?

Espero ter ajudado e fiquem ligados para muito mais dicas para deixar seus eventos perfeitos aqui na #losbartenders.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *